segunda-feira, 29 de junho de 2015

Respeito a Música Sertaneja Brasileira

Não é de hoje que a música sertaneja desperta comentários preconceituosos e maldosos por parte de integrantes de outras alas e estilos musicais perdidos no esquecimento...

Afinal, desde que a música caipira surgiu e começou a ganhar notoriedade isso ocorreu...

Desde os tempos onde o Brasil só se ouvia "música estrangeira" fatos lamentáveis ocorreram... até mesmo um certo escritor chamou o sertanejo caipira de analfabeto...



De fato alguns eram, tendo em vista a condição precária da educação nos idos anos do século XX, porém essa "dificuldade" a mais era o combustível que fazia toda a diferença, pois com ela, somada a simplicidade aguçada e a sensibilidade a flor da pele, o cancioneiro popular sertanejo nos presenteou com pérolas como: "Menino da Porteira", "Saudade de Minha Terra", "Beijinho Doce", "Chico Mineiro", "Estrada da Vida", "Fio de Cabelo", "Solidão", "Ainda ontem chorei de saudade" e milhares de músicas que deram vida a nossa cultura, relatando épocas, pessoas, contando histórias, fazendo rir, fazendo chorar e levando uma alegria até os rincões brasileiros, isolados da dita sociedade.



Essa última semana, não bastasse a trágica morte de um ídolo da nova safra sertaneja e as imagens terríveis publicadas do ídolo morto, eis que surge mais uma vez um comentário maldoso e de uma infelicidade total.

Zeca Camargo, "renomado" jornalista ainda em fase de "relocação" dentro da emissora globo, teceu um comentário denegrindo a obra e os fãs de Cristiano Araújo ao tentar menosprezar a história do artista jogando-a em um balaio, inserindo uma dúvida de "onde vem esse sucesso", chamando os admiradores do artista de "inculturados".

Que baita infelicidade e necessidade de aparecer, de tentar impor outros estilos de música como sendo os principais do Brasil.



A verdade é que o SERTANEJO desde os anos 2000 é o estilo musical com maior crescimento em receita e público, gerando cifras e mais cifras, tendo rádios exclusivas, com 24 horas de programação sertaneja, milhares de sites dedicados ao assunto, grandes programas de TV, as maiores festas, gerando milhares de empregos diretos e indiretos, movimentando a economia de cidades, nos quatro cantos do Brasil.

Fato é que a música sertaneja, seja ela de "raiz" ou "universitária", "romântica" desperta uma pontada de inveja em outros estilos musicais, que pararam no tempo e se revestiram de uma macula angelical, onde artistas desprezam os fãs e se colocam em um pedestal inatingível, vivendo de sucessos do passado, pois não querem criar nada de novo.




Na contra mão desses outros estilos, o "Sertanejo" é moderno, é vendável, é consumido e gera receitas astronômicas para empresários e artistas e a receita desse SUCESSO é:

#O Trabalho;
#Honestidade;
#Carinho com fãs;
#Acessibilidade;
#Contato direto com a imprensa;
#Linguagem atual;
#Pessoas capacitadas;
#E o carinho de milhões de milhares de fãs que lotam os shows, compram Cds e DVDs, Curtem e Compartilham nas Redes Sociais....

Todos os estilos musicais tem o seu valor, porém quem não se reinventa é condenado a viver de passado.




PS: Zeca Camargo você foi mais uma vez muito infeliz em seu comentário. Num mundo tão cheio de violência de todos os tipos, esse fomento crítico, com o mote de aparecer, se faz desnecessário e obsoleto.
Esperamos uma retratação por sua parte e pela parte jornalistica da emissora de TV globo.
O Respeito as diversidades culturais é uma cláusula pétrea de nossa constituição de 88.

Nós do Sertanejo Bão e de outros veículos da mídia sertaneja REPUDIAMOS veemente suas palavras e seu texto, por ser preconceituoso e denegrir totalmente o trabalho de milhares de profissionais que levam alegrias a um Brasil inteiro.


Por Ronaldo Ribeiro
www.sertanejobao.com.br
O melhor site de Divulgação Sertaneja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário