segunda-feira, 2 de maio de 2016

João Paulo - Uma perfeita segunda voz

Semana passada falamos aqui da dupla Leandro e Leonardo, em especial do saudoso Leandro, que ao meu ver é uma das segundas vozes mais bonitas da nossa música sertaneja.


Uma outra segunda voz, também marcante e que tragicamente também nos deixou precocemente, é a do cantor José Henrique do Reis, o nosso saudoso João Paulo.

João Paulo formou dupla com Daniel durante 17 anos, onde lançaram 08 Discos (LPs, CDs, Fitas K7, Etc)...



Uma curiosidade, foi que antes de formarem a dupla, os jovens João Paulo e Daniel eram rivais nos festivais de música na região de Brotas SP, onde João Paulo, cantava como José Nery, ao lado de seu irmão Nerinho.

Do outro lado, o Jovem Daniel cantava solo.

Quis o destino que os dois se encontrassem por diversas vezes nessas apresentações, até que no ano de 1980, decidiram seguir estrada juntos como José Nery e Daniel, posteriormente José Nery passou a se chamar João Paulo.




No ano de 1985, João Paulo e Daniel lançaram seu primeiro trabalho juntos "Amor Sempre Amor", que vendeu aproximadamente 25 mil cópias e tinha como canções:


Ouça o Disco Completo:



1. "Brincar de Esconder"
2. "Caminhoneiro do Amor"
3. "Amor Sempre Amor"
4. "Ninguém Prende Ninguém"
5. "Minhoca na Cabeça"
6. "Amante Menina"
7. "Homem e Mulher"
8. "Nossa Música"
9. "Siriema do Serrado"
10. "O Mal do Amor (Bichinho)"
11. "Noite dos Namorados"
12. "Saudade e Tormento" 

Destaque para "Nossa Música" e "Caminhoneiro do Amor". O primeiro disco da dupla João Paulo e Daniel, trás os estilos Guarânia, Rancheira e o rasqueado como predominantes, espelho de uma época onde Chitãozinho e Xororó, João Mineiro e Marciano, Milionário e José Rico, entre outros fomentavam esses estilos sertanejos, que começavam a ganhar o Brasil através das ondas da FM, que se popularizava nos belos anos 80.

Infelizmente João Paulo veio a falecer em 12 de setembro do ano de 1997, vítima de um acidente automobilístico, cinco meses após lançar o seu oitavo trabalho ao lado de Daniel.

Daniel seguiu carreira solo, obtendo grande exito em seus trabalhos, porém sempre fez questão de lembrar sua trajetória ao lado do parceiro, tanto que o homenageou no projeto "Meu Reino Encantado", onde Daniel canta ao lado do irmão de João Paulo, Francisco Reis a música "Quando a Saudade Dói"...


O Brasil perdeu uma grande e perfeita segunda voz, além de um carisma invejável e impecável, além de um assertivo compositor, detalhe que muitos fãs não sabem.


João Paulo é um dos compositores ao lado de Rick de "Poeira da Estrada"(Acima) e da música "Coração Batido" gravada por Gino e Geno no disco "Coração Cigano".

O dueto da dupla João Paulo e Daniel ficou registrada na história da música sertaneja, deixando um legado de quase duas décadas de trabalho, aliados a talento e dedicação, que apesar de não serem irmãos de sangue, provaram ser irmãos na arte e na vida...


Por Ronaldo Ribeiro
www.sertanejobao.com.br
O melhor site de divulgação sertaneja.

Um comentário: