quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Barrerito e o acidente aéreo que mudou a música sertaneja

No dia 06 de setembro de 1982, há exatos 34 anos, o Trio Parada Dura sofria um acidente aéreo que mudou completamente os rumos da carreira do trio e da música sertaneja.



O avião que levava o Trio, caiu ferindo todos os integrantes do grupo, além do piloto.
O acidente ocorreu na cidade de Espirito Santo do Pinhal, em São Paulo.

Nesse acidente aéreo o cantor Barrerito ficou paraplégico.

Após a recuperação, Barrerito ficou por mais alguns anos no Trio de onde saiu em 1986 para seguir carreira solo.

A música "Maldito Avião" do ano de 1992, conta parte do resultado do acidente, que deixou o artista "preso" em uma cadeira de rodas...



Em sua carreira solo, Barrerito gravou 09 discos, todos de muito sucesso e todos com músicas de certa forma "tristes", expondo e traduzindo a condição do artista:

  • Onde estão os meus passos (1987)
  • Tá do Jeito Que Eu Queria (1989)
  • Artista do Povo (1989)
  • Momentos de Amor (1990)
  • O Show Precisa Prosseguir (1991)
  • Bolero da Saudade (1992)
  • Noite de Plantão (1993)
  • Lembranças (1995)
  • O Filho do Mundo (1996)


Foto Nilza Carvalho

Já no primeiro disco solo, "Onde Estão Meus Passos", a música que dá titulo ao trabalho do artista, uma composição de Barrerito, Carlos Randal e Nilza Carvalho.

"Onde estão meus passos" é uma pergunta, onde o próprio artista mantém a dúvida e pede que "cada fã e cada amigo dê um passo pelo artista"...




Confira essa letra que é uma das mais tristes da música brasileira.

"Meus amigos, se nesse momento, alguns de vocês
Me perguntassem: onde estão os meus passos, eu não saberia dizer
Mas em nome de Deus, eu agradeço e peço, que cada fã
Cada amigo, cada irmão, que dê um passo por mim
Porque eu não sei, onde estão os meus passos."

Viver era o que eu mais sabia
Eu brincava eu corria, pelos palcos da vida
Andei prá comprir meu destino
E voltei ser menino, não encontro saída

Meus passos se afastaram de mim
Mas eu posso ouvir, e sentir os meus passos
Com eles foram minhas vontades
Minha paz de verdade e eu fiquei aqui

Meus passos onde estão os meus passos
Que esqueceram meu corpo, que é levado
nos braços
Meu Deus um pedido eu queria fazer
Se um dia o senhor me atender, devolva meus passos

Eu sei que o caminho é comprido
Tenho tantos amigos, que a fé me eleva
Meus pés se afastaram do chão

Mas o meu coração segue andando esta Terra

Barrerito frisa sua condição de cadeirante tanto que faz questão de aparecer na capa do Disco com sua então companheira de "caminhada" , a cadeira de rodas, coisa que segundo os jornalistas da época, era impedido por pessoas do Trio de aparecer nessa condição.



O próprio Barrerito em entrevista ao então iniciante jornalista, Carlos Massa, o "Ratinho" fez questão de contar.



Segundo Barrerito, "Eles fizeram tudo para que eu saísse, para eles colocarem uma pessoa perfeita no meu lugar, para a apresentação ficar mais bonita... Chegaram a falar isso pra mim. Foi muito doído..."



"Eu cheguei a conclusão que não tinha mais solução para eu ficar no trio... Você sabe como é esses palanques de exposição, cada qual mais difícil de subir... pra quem está perfeito tudo bem... Agora quem está como eu na cadeira de rodas é difícil. Eles chegavam, subiam depressa e ficam lá...Quando estava quase na hora, eu sempre pedia o Mangabinha né, que ele era o chefe do trio e tinha de pedir pra ele...Mangabinha me ajuda a subir aqui...arruma alguém pra me ajudar...estava quase na hora, vocês estão aí em cima... e eu? Como eu vou subir nesse palanque tão alto em uma cadeira de rodas??? O que me doía irmão, era que ele virava pra mim e falava.... Te vira cara, você não é quadrado, se você está aí nessa cadeira de rodas é por que você merece..."

Com essas palavras a gente percebe o real motivo de Barrerito ter preferido seguir carreira solo.

O Show Precisa Prosseguir...



Barrerito ganhou diversos discos de ouro, suas músicas foram executadas no Brasil inteiro e ainda hoje, são tocadas em diversas emissoras de rádio.

Em 1996, Barrerito faz uma bela homenagem aos "Mamonas Assassinas", que morreram em uma trágico acidente aéreo, em março de 96.


Barrerito foi e é um exemplo de superação e luta, provando que sua incapacidade física, não o impediu de levar a diante sua arte e sua música.

Um show do cantor Barrerito em Leopoldina MG, em 1998.



Abaixo uma das últimas apresentações de Barrerito na TV, ao lado do então "Trio Alto Astral", que marcou o reencontro de Barrerito e Creone, com a participação do ótimo e saudoso músico Voninho...



Barrerito morreu em 1998 em Belo Horizonte, aos 56 anos de idade, ainda bastante amargurado com sua condição e solidão. 


Por Ronaldo Ribeiro
www.sertanejobao.com.br
O melhor site de divulgação sertaneja.

3 comentários:

  1. Infelizmente é assim, se o dinheiro acaba os 'amigos somem' se acontece um impecílio físico como foi o caso do barrerito.

    ResponderExcluir
  2. lamentavel mas infelismente real quando os amigos mais intimos são pessoas falsas

    ResponderExcluir