quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Dia do Radialista e Locutor

O Blog Sertanejo Bão esclarece de uma vez por todas a polêmica do dia do Radialista/Locutor.


Assim como nos anos anteriores muitos radialistas estão comemorando o dia da sua profissão. 

A data 21 de setembro ficou conhecida no meio radiofônico como Dia do Radialista, porém uma lei alterou a data de comemoração oficial da categoria, passando para 7 de novembro.
A história do Dia do Radialista teve início em 1943, no Governo Getúlio Vargas. O então presidente sancionou uma Lei com a qual fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria.
“Consta que numa reunião realizada na Rádio Nacional teria sido decidida a escolha da data do referido decreto Lei, 21 de setembro, como referência para se comemorar o Dia do Radialista. Na primeira comemoração, todas as emissoras do Rio de Janeiro silenciaram. Os profissionais foram à rua participar de uma gincana com corridas de calhambeques e foi servido um churrasco na Quinta da Boa Vista”, informa a professora de radiojornalismo e pesquisadora Débora Lopez
Com uma mudança imposta por uma lei federal em 2006, os radialistas passaram a ter duas datas para comemorar, além do tradicional Dia do Rádio (25 de setembro). O dia 21 de setembro virou uma data simbólica e 7 de novembro a oficial. 
A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso.
De qualquer forma, a equipe do Tudo Rádio.com parabeniza hoje todos os radialistas desse país, assim como faremos novamente no dia 7 de novembro. São duas datas especiais para os profissionais que movem essa paixão pelo rádio.
Confira logo abaixo o decreto que alterou o Dia do Radialista:
LEI Nº 11.327, de 24 de julho de 2006
Institui o Dia do Radialista.

Por Ronaldo Ribeiro
Com informações de Abert
www.sertanejobao.com.br
O melhor site de divulgação sertaneja

Nenhum comentário:

Postar um comentário