quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Dom e Ravel, Ditadura, Música e Sucesso

Os irmãos Eduardo Gomes de Farias, 1947- (Ravel) e Eustáquio Gomes de Farias 21/08/1944 - 2000, (Dom) nascidos em Itaiçaba, Ceará, mudaram-se, ainda pequenos, para São Paulo, na década de 1950, com os pais e a irmã caçula Eva. 


Foram criados na periferia de São Paulo, onde foram morar. Eduardo foi apelidado de Ravel por um professor de música, por causa de sua aptidão para a arte.

Ingressando na carreira artística por volta do início dos anos 1960, a dupla, já como Dom & Ravel, lançou em 1969 o primeiro LP, "Terra boa", que trazia " Você também é responsável", transformada, dois anos depois, pelo ex-ministro da Educação, Jarbas Passarinho, em hino do Mobral, o Movimento Brasileiro de Alfabetização. 



Mas seria na virada dos anos 1970 que dupla atingiria seu maior sucesso, através de sua composição "Eu te amo meu Brasil", gravada pelo conjunto Os incríveis. 


A obra rendeu-lhes, ao mesmo tempo, sucesso e rotulações de bajuladores da direita. 


Tais críticas ocorreram devido ao caráter ufanista,daquela canção, que foi utilizada, no contexto político daquele momento, em pleno auge da ditadura, pelos governos militares. 

Somando-se à temática ufanista, também foi sucesso sua composição "Obrigado, homem do campo".


O sucesso de "Eu te amo meu Brasil" teria levado o então governador de São Paulo, Roberto de Abreu Sodré, a sugerir ao ex-presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, que a citada canção fosse transformada em hino nacional. Médici nada teria respondido. Mas a notícia teria sido divulgada na imprensa e os artistas começaram a ser apontados como arautos da ditadura. 


A música, segundo Ravel, foi composta, na verdade, para aproveitar a onda do tricampeonato da seleção de futebol. Todavia, em entrevista de 2001 à Veja, o músico declara:'Mas nossos sobrenomes Gomes de Farias ajudaram a aumentar a confusão', lembrando a associação que as pessoas faziam com o brigadeiro Eduardo Gomes e o general Cordeiro de Farias. Falava-se, então que os irmãos eram filhos de militares. Na verdade, o pai deles era um pequeno comerciante paraibano e a mãe, uma dona-de-casa cearense.

Em 1971, tiveram a música "Praia de Iracema" gravada pelo grupo paulista Demônios da Garoa no LP "Aguenta a mão , joão", lançado pela Chantecler. Em 1972, a dupla foi selecionada para participar do LP coletânea "Os grandes sucessos", lançado pela RCA , com a música "Você também é responsável".

Em 1973, Dom & Ravel gravaram "Animais irracionais", falando de injustiça social. A direita não gostou e os dois sentiram uma certa má-vontade da mesma ditadura que com eles simpatizara, sendo o disco e a música afastados das rádios.


Em meados dos anos 1970, a dupla se separou, e ambos seguiram carreira solo.

Silvio Santos conta parte da história da Dupla Dom e Ravel, que inclusive auxiliaram Silvio Santos, na ferrenha luta para conseguir um canal de TV.



Em 1981, quando da assinatura da concessão do canal de TV SBT, Silvio Santos cita o nome de Dom (Dom e Ravel) agradecendo-o pela amizade.


Com a morte do irmão Dom, em dezembro de 2000, vítima de um câncer de estômago, Ravel, com uma vista prejudicada por um acidente, lançou, em 2001, o CD "Deus é o juiz", em sua homenagem, com sucessos da dupla. "Eu te amo meu Brasil" não foi selecionada para o disco.


A dupla sempre tocou em temas nacionalistas e polêmicos como o Exôdo Rural dos anos 60, 70 e 80, principalmente do Nordeste para Sudeste...

"Hoje são muitos pra comer e poucos para plantar
Na corrida pelo ouro ninguem parou pra pensar
que são juros sobre juros, atraso de prestações
E os sonhos do futuro, ante a tela das televisões."

Ravel faleceu em 16 de junho de 2011, vítima de um ataque cardiáco.

Assista a uma reportagem sobre o falecimento de Ravel.



Por Ronaldo Ribeiro
Com informações de Dicionário MPB
www.sertanejobao.com.br
O melhor site de divulgação sertaneja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário